conversão Keep on the Shadowfell para Forgotten Realms

olá compnaheiros de D&D 4ª edição,

sei que estou atrasado no cronograma nerd D&D 4ª ed mas ontem jogamos 2 encontros fantásticos da adaptação para a aventura Keep on the Shadowfell para Forgotten Realms (Dungeon 155 – spoiler alert!): a briga na taverna com o mercenário contratado por Ninaram, a elfa espiã de Kalarel e a descoberta que o comerciante Bairwin é na verdade um evil cleric que fornecia pessoas para os sacrifícios necessários utilizados para abrir o selo que prende o dragão das sombras Shadraxil.

Relato das outras sessões dessa aventura:

sessão 2: Ei, Ninaran, viemos te pegar ! – “Dia da caça”

sessão 3: Kobold’s Lair – “Kobold Killer”

sessão 4: Sir Keegan, descanse em paz ! – “Fortaleza do Pendor das Sombras”

sessão 5: Matador de Undeads! – “Fortaleza do Pendor das Sombras 2”

vamos então para o reporte de sessão 1 – “Estranhos em Winterhaven”

essa luta com Bairwin deveria acontecer em seu templo escondido em baixo de sua loja mas como tínhamos muitos props de exterior, transformei a luta em uma perseguição e confronto no meio da cidade de Winterhaven com direito à auxílio do Thair Coalstriker, ferreiro anão e de expectadores moradores da cidade.

Visão geral de Winterhaven.

Quando o dia amanhece, os portões se abrem…

…e a cidade acorda.

A prioridade do grupo é encontrar e conversar com o mercador Bairwin sobre os estranhos acontecimentos envolvendo um culto maligno na cidade. Como o ferreiro ficava no caminho, o grupo passa por lá para ver como anda a encomenda de Thordek.

o anão Thordek negocia uma fullplate com Thair o metalsmith da cidade de Winterhaven.o anão negocia com Thair uma fullplate, feat que pegará assim que passar para o segundo nível

“Algo de muito estranho gira em torno desse senhor Bairwin. Vocês deveriam ver isso!” Thair Coalstriker

Visão da torre: as lojas de Bairwin e Thair ao fundo.

Ao ser confrontado pelos heróis o mercador Bairwin foge pela porta dos fundos. Na perseguição, o grupo descobre um pequeno templo da deusa das sombras Shar no subsolo da loja. Mesmo naquela penumbra, formada pela iluminação fraca de velas de chamas púrpuras, o assassino consegue distinguir três vultos que fogem por um alçapão em um canto superior daquela sala. Ao subirem descobrem que estão em um beco ao lado da loja e que figuras de robes pretas fogem pelas vielas da cidade. Thurlik, com seu poder de movimento pelas sobras e com um 20 natural no dado para acrobacia, sobe no telhado, pulando de um para outro, procurando uma melhor posição para ataque!

Thurlik se prepara para o ataque! Ele avisa aos amigos: “Tenho dois na mira!”

Quando o anão Thordek e o mago Handrazir saem da passagem secreta, Thurlik já está posicionado e com intel da situação! “São três cabeças!”

Graças ao aviso do assassino, os dois heróis entram em combate um pouco mais preparados. Mesmo assim, quando viram uma curva, são surpreendidos pelos vilões prontos para batalha!

O mago não está em boa situação! A criatura que ele persegue foi muito mais rápida e o surpreendeu.

Mas quem são esses dois seres escondidos por uma roupa preta? Bairwin continua correndo, confiando em seus capangas, quando o anão grita:

“Essa criatura não tem os pés!” Thordek

“São seres malignos das sombras! Nâo são desse plano!” Handrazir

Realmente o mago não ficou bem posicionado, percebendo o potencial da tragédia, Handrazir chama seu poder diário Wizard’s Fury e se eleva a mago super saiadin com dois mísseis mágicos por turno.

Os inimigos se revelam!


“Ei, o que está acontecendo? É o Bairwin fugindo! Eu sabia que ele era mal!” Thair Coalstriker

“Seres malignos em minha cidade! Tenho que ajudá-los!” Thair Coalstriker

Apesar da ajuda do anão Thair, Bairwin se mostra um clérico do mal ao evocar poderes das sombras e cegar o anão com uma rajada de energia  necrótica! Mas ele não esperava que o assassino Thurlik estivesse dando a volta pela casa para pegá-lo por trás.

“Night’s Veil!” Bairwin evil cleric

Thurlik e seu falcão dão a volta pela casa.

A milícia da cidade percebe a confusão e se aproxima.

O mago Handrazir é uma máquina de mísseis mágicos, com o action point são três mísseis nesse turno!

Poder de encontro: Dardos Congelados das Sombras ! + 3 shrowds + sneak attack! O clérico do mal ficou fatiado com as adagas feitas de pura sombra!

A batalha em seu clímax: o ceifador cego flanqueado pelos anões Thordek e Thair, o mago Handrazir usando seu poder de encontro Skewering Spikes no guerreiro Dolgaunt, Bairwin evil cleric lançando Night’s Veil na rapaziada e o assassino Thurlik lançando morte das sombras.

Bairwin, com apenas 1 PV, se recupera e tenta novamente fugir mas o assassino é muito mais rápido e furtivo que ele.

“Renda-se Bairwin, não tem mais para onde fugir!” Thurlik

“Parado Sr. Braiwin! O que está acontecendo nesta cidade?” Guarda

E com isso os inimigos são derrotados  e seu líder, Bairwin, fanático religioso, luta até seu último sopro de vida, soltando no final da batalha seu poder diário, Darkness Unleashed, cegando e empurrando os membros do grupo. Mas é impressionante a quantidade de talentos, habilidades e poderes do assassino, ele consegue por um fim ao líder do culto do mal da deusa Shar da cidade de Winterhaven.

“Já era parceiro! Olhe bem pra mim, vai ser a última coisa que verá nesse plano!” Thurlik Shadowbind

E os heróis caminam para mais aventuras envolvendo os mistérios que circundam a cidade de Winterhaven. Onde eles irão agora?

A elfa Ninaran tá de olho neles….

…Valthrun consultou sua biblioteca e descobriu a história do Keep. Agora o grupo sabe sobre o Sir Jerold Keegan, o dragão Shadraxil, o selo que o mantém no pendor das sombras e o falso sítio de excavação.

“Qualquer atividade que esteja ocorrendo na fortaleza, certamente significa problemas para Winterhaven e demais vilarejos. É preciso entrar lá e resolver o problema!” Valthrun o Presciente


3 Replies to “conversão Keep on the Shadowfell para Forgotten Realms”

  1. Andre obrigado por esta aventura ,espetacular.
    Muito bom.
    Aventuras que vão ficar em nossas mentes por toda vida.

Leave a comment